body Organização, produtividade e coaching?!

Organização, produtividade e coaching?!

pessoa-feliz

 

Parecem palavras, serviços e conceitos que são distantes e não conversam entre si?

Na verdade descobri que se complementam muito, por vezes até se misturam. Descobri tanto pelos resultados como pelas dificuldades dos meus clientes.

Comecei atuando na organização dos espaços e vi que isso ajudava as pessoas a terem mais tempo e praticidade em suas atividades, e com isso a produtividade delas aumentava.

Mesmo coisas simples e que aparentemente não tem relação traziam grande beneficio. A organização de uma cozinha ajudava a pessoa a encontrar os utensílios e alimentos mais rapidamente, com isso o tempo dispendido ao fazer as refeições diminuia, as vezes em cerca de 40 minutos. Esse tempo, e a energia extra evitada pelo desgaste e estresse, eram usados para outras atividades como o trabalho e atenção familiar.

Outra situação comum é da pessoa que perde muito tempo para se arrumar para sair para o trabalho. Perde tempo procurando as peças de roupa e quando encontra está amassada e precisa passar. Com isso não terá tempo de tomar café e vai chegar ao trabalho em cima da hora e irritada, fazendo com que seu rendimento não seja o melhor que poderia.

procurando-roupas2

Aí entra a produtividade, que já era um ramo que eu queria trabalhar e me enche os olhos. Sempre tive facilidade para organizar minhas tarefas e fazer plano de ação para meus projetos, raramente atraso para compromissos e entrega de trabalhos. Me aprofundei mais no assunto para me certificar como especialista. E o que ajuda uma pessoa a ser mais produtiva?

Saber organizar o tempo e encontrar objetos, documentos e informações rapidamente fazem parte do pacote. Então a organização é parte do processo. Tanto que livros importantes na área como a Triade do Tempo e Produtividade Máxima trazem o quesito como item fundamental da produtividade.

Quando alguém me contrata para uma consultoria de produtividade sempre entro na organização do espaço, da rotina ou do tempo (às vezes, todos) para ter um resultado efetivo. Então a organização ajuda na produtividade e a produtividade passa pela organização. Tá, mas e o coaching?

Aqui está o diferencial do atendimento! O caos interno causa o caos externo, por isso quase sempre a pessoa está passando por alguma questão pessoal que a está atrapalhando de organizar seu espaço ou sua rotina. E as técnicas e ferramentas de coaching ajudam muito no processo. Assim ofereço um serviço completo e definitivo, e não apenas paliativo onde tudo voltará à bagunça em pouco tempo.

Também existem casos na organização de espaços que requerem mais cuidado e delicadeza, como casos de acumuladores crônicos e organização pós luto ou divórcio.

Já na produtividade o coaching tem ainda mais impacto. O fato da gestão de tempo, ou melhor na gestão das escolhas do que fazemos com o nosso tempo, requer que a pessoa saiba o que é importante em sua vida e o que deseja realizar. Aqui o autoconhecimento e ferramentas como a elaboração de propósito e missão podem clarear bem a percepção do cliente.

Não raro quando o cliente já sabe o que deseja mas não consegue elaborar e/ou executar o plano de ação, projeto fica travado por questões emocionais e comportamentais. O coaching tem tecnicas e ferramentas para desbloquear limitações, identificar pontos fortes e de melhorias para serem potencializados e ajudar na conquista do objetivo.

metas

Posso ver os três processos como uma pirâmide, onde a organização é a base, a produtividade o meio e o coaching o topo. Mas que não estão separados e se misturam constantemente e sem ordem definida.

A organização geralmente é o que está mais aparente, mas quando vamos entender porquê a pessoa quer se organizar verificamos que está atrapalhando a sua produtividade. E vasculhando mais um pouquinho chegamos a alguma questão pessoal que estava atrapalhando e aí entra a metodologia do coaching para ajudar e resolver de uma vez o problema.

Não necessariamente o cliente precisa passar pelo processo de coaching, eu apenas utilizo algumas técnicas e ferramentas para poder ser mais efetiva no resultado.

Caso tenha dúvidas ou interesse em saber como esses processos podem te ajuda, entre em contato comigo pelo email contato@suzanadias.com.br.

Terei o maior prazer em tornar sua vida mais leve, organizada, produtiva e feliz!

Salvar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>